Arqueólogos descobrem duas moedas da era bizantina no Monte do Templo

2 min de leitura
Arqueólogos encontram duas moedas bizantinas no Monte do Templo, sugerindo presença cristã antes da conquista muçulmana de Jerusalém. Foto: Unsplash/Robert Bye/Museu Britânico

Arqueólogos anunciaram recentemente a descoberta de duas moedas da era bizantina no Monte do Templo, sugerindo a presença cristã antes da conquista muçulmana de Jerusalém. Essas evidências levantam a possibilidade da existência de uma igreja primitiva no local.

O Projeto de Peneiração do Monte do Templo descobriu os artefatos ao peneirar toneladas de sujeira e detritos removidos do local sagrado judaico desde 2004. Esses materiais foram descartados sem critério pela autoridade muçulmana Waqf durante um projeto de construção em 1999.

As moedas, um objeto de vidro e outro de latão, pesando apenas 0,6 gramas cada, podem ter sido pesos imperiais oficiais, requeridos pela legislação bizantina do século VI em principais igrejas. Essa descoberta sugere a possível existência de uma igreja bizantina no Monte do Templo.

O Projeto de Peneiração já recuperou muitos artefatos da era bizantina, incluindo itens associados a igrejas. O estudo, intitulado “Dois pesos bizantinos notáveis do Monte do Templo de Jerusalém”, destaca a presença cristã nesse local crucial.

Os pesos recém-descobertos se assemelham a artefatos encontrados em uma igreja bizantina nas Colinas de Golã. A concepção de uma igreja prévia à presença muçulmana no Monte do Templo ainda não é confirmada, mas a descoberta destaca a necessidade de reconsiderar a história do local.

Segundo o Times of Israel e com informações do guiame, as moedas foram produzidas em Constantinopla entre 550 e 650 d.C. e são associadas a um oficial bizantino de alto escalão. Sua presença indica atividade significativa na área durante a era bizantina, contrariando a ideia anterior de que o Monte do Templo era um depósito de lixo.

Essas descobertas arqueológicas sugerem uma rica história anterior à conquista muçulmana, contribuindo para a compreensão mais ampla da evolução do Monte do Templo ao longo dos séculos.

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile