Ministra da Saúde comenta início da vacinação contra a dengue
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal, descrevendo o momento como histórico. Segundo ela, a espera por uma vacina para a dengue já durava 40 anos. Ela também ressaltou a importância da vacinação, mesmo sem epidemia, devido à dengue ser um problema de saúde pública há muito tempo.
Parcerias na produção da vacina
Nísia Trindade apontou que o Ministério da Saúde trabalha em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros laboratórios nacionais para ampliar a produção da vacina. A vacina atualmente é fabricada pelo laboratório japonês Takeda, mas também estão apoiando a vacina do Instituto Butantan, que ainda não foi submetida à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Campanha de prevenção e importância da vacinação
A ministra também fez um apelo para que as crianças ajudem na campanha de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Além disso, enfatizou a importância de estar atento aos sinais da doença e não se automedicar, cuidando da hidratação. Nísia destacou a eficácia e segurança da vacina, ressaltando que o Brasil também está contribuindo com estudos para avaliar a dose para outras faixas etárias.
*Com informações da Agência Brasil