Vacinação de crianças contra a dengue no Rio de Janeiro
O município do Rio de Janeiro deu início, nesta sexta-feira (23), à vacinação de crianças de 10 anos de idade contra a dengue. Este é um importante passo na prevenção da doença que afeta milhares de pessoas todos os anos. A Secretaria Estadual de Saúde enviou à capital fluminense um lote com 141,7 mil doses do imunizante, possibilitando o início da imunização.
Importância da vacinação
A costureira Elizabeth Felinto, de 42 anos, foi uma das primeiras a chegar ao Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, para vacinar a filha de 10 anos. Ela ressaltou a importância da vacinação, afirmando que “é muito importante para que não precise lidar com a doença”. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a dengue e suas complicações.
Meta de imunização
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de forma escalonada. As crianças com 11 anos começarão a ser vacinadas na próxima quarta-feira (28). O calendário para as demais faixas etárias (12 a 14 anos) será anunciado nos próximos dias, aguardando a chegada de novo lote do imunizante.
Distribuição das doses
Além das 141,7 mil doses recebidas pela cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu outras 90,2 mil doses para dez municípios, totalizando 231,9 mil doses. Esta ação é essencial para alcançar o máximo de crianças e adolescentes, diminuindo os riscos de transmissão da dengue.
Situação de epidemia
O governo fluminense reconheceu a situação de epidemia de dengue no estado, que já soma quase 50 mil casos prováveis da doença. Diante desse cenário, é fundamental intensificar a vacinação e medidas de prevenção para controlar a disseminação do vírus.
*Com informações da Agência Brasil