Uma pesquisa revelou que americanos que acreditam que o país estaria melhor sem a Bíblia, na verdade, são os que mais consideram à valorização de comportamentos bíblicos pró-sociais do que aqueles que pensam que ficariam “pior” ou “mais ou menos igual” sem a Escritura, conforme relata o Faithwire.
“Nossas pesquisas mostram que mesmo os americanos mais hostis em relação à Bíblia valorizam comportamentos bíblicos, como amar o próximo, cuidar da criação e acolher o próximo”, afirmou o Dr. John Farquhar Plake, diretor de insights ministeriais da American Bible Society, em comunicado.
“Essa paixão compartilhada pelo comportamento social é uma nova via para líderes cristãos iniciarem conversas sobre os valores que os americanos compartilham pautado em Jesus e na Sua Palavra”, completou.
Enquanto isso, o grupo denominado “Moveable Middle” (ou “Meio Móvel em tradução livre”), composto por pessoas que apreciam o cristianismo, mas não são participantes ativos, demonstrou ser apático em relação aos valores bíblicos.
“Esse grupo é mais propenso a considerar os comportamentos bíblicos avaliados, incluindo acolher imigrantes, fazer amizade com pessoas de outras raças ou religiões, ou advogar pelos oprimidos, como apenas ‘um pouco’ importante”, explica o comunicado de imprensa. “Por outro lado, tanto os americanos envolvidos com a Escritura quanto os americanos que não se envolvem com a Escritura são mais propensos a considerar esses comportamentos como ‘importantes’ ou ‘muito importantes’.”
A pesquisa incluiu respostas de mais de 2.700 pessoas.
Outros resultados da pesquisa incluem:
- O envolvimento com a Escritura caiu para apenas 19% dos adultos americanos.
- Um terço dos não-usuários da Bíblia afirmou estar “extremamente” ou “muito” curioso sobre a Bíblia.
- Um quarto dos usuários da Bíblia afirmou que uma de suas maiores frustrações ao ler a Escritura era que eles “nunca parecem ter tempo suficiente”.
- Quase metade dos adultos americanos concorda que a Bíblia contém tudo o que uma pessoa precisa saber para viver uma vida completa e significativa.